Sobre

O meu nome é Manuel Passos e nasci em Viana do Castelo no ano de 1962. Recebi formação na área de electrotecnia e durante o serviço militar servi no ramo das telecomunicações. Entre 1983 e 1989 trabalhei numa empresa do ramo electrotécnico, tendo depois transitado para a indústria papeleira onde ainda hoje me encontro. 

Fiz as primeiras fotos usando película em 1978. Desde essa data até 2001, altura em que me converti ao digital, a fotografia foi uma actividade que pratiquei com interesse mas de forma pouco intensa. A partir de 2001 a arte fotográfica entranhou-se profundamente e passou a ser a minha principal actividade extra profissional.

Frequentei formação fotográfica em 2011 e 2012, mantendo a partir desta data os estudos, como autodidacta, nos mais variados temas relacionados com a fotografia. Assuntos como pin-hole e revelação de película a preto e branco, que assumo como de elevado interesse, passam também a ser parte integrante dos meus estudos e matéria de trabalho.

Em 2012 nasce o Project 111. Este é apenas o primeiro projecto dos vários que se seguiram, cada um focado em temas ou técnicas específicas e todos orientados para trabalhos impulsionadores das competências que pretendo desenvolver.

A fotografia que faço espelha o interesse, a curiosidade, a forma de estar e como vejo o mundo que me rodeia. Ela é, em conclusão, uma parte de mim.