3. fev, 2019

O que é a Lomografia?

Lomografia pode ser considerada uma sub-categoria dentro da fotografia. É uma espécie de movimento cuja principal característica assenta no uso de câmaras Lomo.

Tudo começou na Russia em 1982, quando foi ordenado à fábrica LOMO-PLC que criasse uma máquina pequena, resistente, fácil de usar e barata. Essa máquina deveria ser produzida em massa e espalhada por todo o país, com a finalidade de proporcionar a todas as famílias a possibilidade de registar o estilo de vida soviético.

Foi então criada a LOMO KOMPAKT AUTOMAT e com esta máquina russa, iniciou-se uma espécie de revolução fotográfica sem preocupações com as técnicas e os conhecimentos até então necessários.

A meados dos anos 90 a produção destas máquinas foi descontinuada e possivelmente aqui terminaria a resumida história das LOMO. No entanto, em 1991, dois jovens vienenses a passar férias em Praga descobriram e adquiriram uma máquina LOMO, que começaram logo a utilizar, fotografando a torto e a direito, sem qualquer preocupação com a técnica e muitas vezes, sem sequer olhar pelo visor. 

Ficaram de tal forma fascinados com os resultados obtidos que continuaram a fotografar usando o mesmo método e a divulgar os resultados pelos amigos. Em pouco tempo a moda das LOMO espalhou-se pela cidade e sem que tenha parado aí, difundiu-se um pouco por todo o mundo.

Em 1995 nasce em Viena a Sociedade Lomográfica, cuja actividade consistia em promover através de vendas e eventos culturais, a disseminação do valor artístico da Lomografia, assim como a criação do Lomo Word Archive que consiste num arquivo à escala mundial das fotografias dos lomógrafos de todo o mundo.

A arte de fotografar com uma LOMO consiste principalmente em fotografar ao acaso, sem encenação e de forma imprevisível.

A Lomografia não consiste apenas em fotografar com uma máquina LOMO, é também necessário ou, faz todo o sentido, seguir a filosofia LOMO e cumprir os seguintes 10 mandamentos.

- Leve a sua Lomo sempre consigo.

- Fotografe a qualquer hora, dia e noite.

- A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.

- Fotografe sem olhar pelo visor, com muita luz ou pouca, desenvolva ideias.

- Aproxime-se ao máximo do objeto desejado.

- Não pense.

- Seja rápido.

- Você não precisa saber antecipadamente o que está a fotografar… Nem depois.

- Não se preocupe com as regras.

- Esqueça de tudo. Descubra sua própria maneira e comece a fotografar agora!

No site oficial www.lomography.com disponível em várias línguas, sem contar com o português, podemos encontrar muita informação sobre os mais variados aspectos desta actividade. Desde as câmaras e lentes até à filosofia, sem deixar de lado os tipos de filmehistória, múltiplos exemplos fotográficos e até os concursos.

preto e branco ou a cores, filme 35 ou 120 mm, formato normal ou panorâmico e até fotografia instantânea, tudo pode ser usado com as máquinas Lomo (cada uma na sua categoria). Para os mais afoitos e experimentadores há até uma máquina de baixo custo que pode ser montada pelo próprio.

Boas fotos!