10. dez, 2017

Projecto Fotográfico 365

Um projecto fotográfico 365 caracteriza-se em primeiro lugar pelo compromisso de realizar uma foto por dia durante o período de um ano. Para além desta principal característica, pode haver outras como englobar apenas um determinado tema, usar sempre um tipo de máquina ou lente, usar sempre o preto e branco, etc. Sejam quais forem as outras características, ao determiná-las estaremos a aumenta a dificuldade do projecto. Uma foto por dia sem interrupções, sem lamentações e sobretudo sem desculpas, não é um projecto fácil. Como exemplo posso referir que o anterior Project 111, possuidor de uma única componente que o dificultava, exigia apenas uma foto em cada três dias e, ainda assim, demorei cerca de ano e meio a completá-lo.

Na semana passada recebi dois convites quase em simultâneo para participar num desafio que consistia em publicar uma foto por dia durante sete dias. Aceitei e fui buscando cada dia uma nova foto que representasse de alguma forma um pedacinho da minha vivência. Terminada a publicação das sete fotos, dei comigo a pensar se não seria boa ideia continuar e abraçar um desafio bem mais longo, tal como algo que sempre desejei fazer. Um projecto fotográfico 365.

Como o ano de 2017 foi para mim fotograficamente fraco, resolvi presentear-me antecipadamente e arranjar uma carga de trabalhos para 2018, convicto de que serei capaz de o terminar atempadamente. Sei que não vai ser nada fácil, mas estou disposto a tentar.

Independentemente do resultado, a Vera Jesus e a Filipa Araújo são as duas principais responsáveis por me terem lançado o desafio inicial e eu, o único responsável por o ter aceitado.