1. nov, 2017

Desfocar o fundo em retratos

De uma forma geral, um retrato pede uma baixa profundidade de campo. Dito de outra forma, o rosto ou a pessoa em causa deve estar focada enquanto o fundo, o que se encontra por detrás do retratado, deve estar desfocado. Apesar de ser fundamentalmente uma questão de gosto, o facto é que quanto mais desfocado estiver o fundo, mais destacado ficará o modelo e mais a nossa atenção de concentrará nele. A questão é então saber quais os factores que influenciam um bom desfoque do fundo.

Há cinco factores fundamentais a ter em conta. A distância focal, a distância entre o modelo e a máquina, a abertura, a distância do modelo ao fundo e o tamanho do sensor.

Cada um destes parâmetros ajuda só por si no desfoque do fundo, conseguindo-se o efeito máximo quando os cinco estão presentes e conjuntamente controlados. Nem sempre será possível usar todos de uma vez devido a circunstâncias que não podemos dominar, mas ao conhecê-los estaremos preparados para usar os restantes e conseguir os melhores resultados. Vejamos cada um com um pouco mais de detalhe.

Distância focal: - Com uma lente grande angular é muito difícil de conseguir o desfoque do fundo. O efeito será tão mais pronunciado quanto maior for a distância focal, assim, se a máquina usada tiver zoom, use-o. Atenção que o zoom digital nas compactas e telemóveis não ajuda nada, o zoom que refiro é apenas o zoom óptico. A título de exemplo, 80mm é melhor de 30mm.

Distância entre a máquina e o modelo: - Quanto mais perto estiver do seu modelo, mais desfocado irá ficar o fundo. Neste caso, “perto” refere-se à distância física e não “aproximar-se” usando o zoom. A distância entre a máquina e o modelo deve ser a menor possível e de acordo com a distância focal usada para o enquadramento que se pretende.

Abertura da lente: - Se tiver controlo sobre a abertura da lente, o que nem sempre acontece no caso da maioria das compactas e telemóveis, o número f: (abertura), deve ser o mais baixo possível (numero f: baixo = maior abertura). Quanto maior a abertura, menor será a profundidade de campo e maior o desfoque do fundo. Como exemplo, um f:4 é melhor de um f:8.

Distância entre o modelo e o fundo: - Esta distância deve ser a maior possível, já que ficará mais desfocado um fundo que se encontre a 10 metros que um outro situado apenas a 1 metro de distância.

Tamanho do sensor: - Quanto maior for o sensor da sua máquina, maior o desfoque do fundo. Este parâmetro não é modificável a menos que tenha mais de uma câmara e possa escolher a que tiver um sensor maior. O sensor da maioria das reflex (maior tamanho) produzirá um desfoque mais pronunciado que a maioria das compactas (menor tamanho).

Saliento que estas regras não se aplicam apenas a retratos, podendo ser usadas em qualquer situação desde que se entenda conveniente desfocar o fundo, para dar mais ênfase ao nosso motivo. Para treino, sugiro que tentem com objectos mais pequenos, eles não se aborrecem com as nossas demoras ou hesitações e sobretudo, não nos mandam às “favas” se os resultados não saírem como o esperado.