5. mar, 2015

Só modo Manual!

Ouvimos frequentemente que fulano ou sicrano só fotografa em manual. Ou então, que o modo exclusivamente manual é que é bom, é o modo dos “especialistas”. Estas afirmações originam nos menos entendidos um temor pelo modo que não dominam e por outro lado uma certa admiração pelos que o usam. Transparece a ideia que é um modo exclusivo de uns poucos eleitos.

Se perguntar como preferem fazer contas, daquelas bem gordinhas, tenho a certeza que ninguém vai incluir na resposta o “á moda antiga” recorrendo ao papel e ao lápis. O mesmo acontece com a questão de transportar uma carga de 50 Kg do ponto A para o ponto B, onde estou certo que ninguém responderá que a melhor forma será levá-la às costas. Esses dois processos bem antigos à muito que foram deixados de parte e só são usados como último recurso.

Então, por que motivo devemos e insistir em usar o modo manual?

Na minha forma de ver, a teimosia em usar permanentemente o modo manual é uma perda de tempo e quase só tem valor pedagógico. Ele é válido na aprendizagem pois convém perceber como as coisas funcionam, é válido quando os outros modos se mostram ineficazes ou insuficientes, mas a partir daí, usá-lo para todas e quaisquer situações, é um desperdício de tempo. Afinal, se nos limitamos a acertar a velocidade, a abertura e o ISO com a finalidade de o fotómetro indicar o ponto correcto de exposição, o mais certo é que quando tivermos a máquina pronta a disparar, o momento desejado já não esteja mais onde devia.  

Não estou contra quem usa exclusivamente o modo manual pois eu também o uso sempre que entendo, estou sim contra afirmações radicais que me deixam sérias dúvidas se seus autores sabem realmente o que estão a fazer.

Os modos Prioridade à abertura, Prioridade à velocidade e Programa são os 3 modos que preenchem quase todas as necessidades da fotografia comum e são de longe, muito mais céleres que o modo Manual.

Não encontro motivo para ir de Lisboa ao Porto no lombo de um prestimoso jumento, quando tenho à minha disposição um moderno utilitário de 4 rodas.