13. mar, 2014

Perfeccionista

07/12/2012 - Hoje, em comentários acerca de uma foto, apelidaram-me de “perfeccionista”. Vindo de uma pessoa por quem tenho muita consideração e sabendo que não o disse com sentido pejorativo não me senti minimamente ofendido, antes pelo contrário.

Aplica-se a qualquer tipo de trabalho mas no que toca a fotografia, se queremos melhorar o que fazemos, temos mesmo de ser perfeccionistas pois é na constante procura da qualidade técnica e estética que podemos antever alguma progressão.

Precisamos de procurar os melhores ângulos, a melhor luz, a melhor composição, a melhor cor, a melhor conjugação dos parâmetros da nossa máquina para o que queremos fotografar, a melhor edição e finalmente a melhor impressão. Haverá obviamente outros “melhores” que não estão incluídos nesta pequena lista, mas o que importa fixar é que se nunca ousarmos colocar a fasquia um pouco mais além do habitual, nunca iremos melhorar.

É preciso fazer melhor. É preciso aperfeiçoar constantemente os nossos trabalhos com o estudo, a prática e a inovação. É preciso ser muito crítico e sobretudo… perfeccionista.