O meu Blog

25. abr, 2018

O que é uma fotografia e o que é uma imagem? Quando é que uma fotografia deixa de ser fotografia e transforma-se em imagem? Se tem dúvidas sobre estas duas definições, então talvez encontre aqui a resposta.

Com alguma frequência sou assaltado por dúvidas sobre coisas que, em princípio, não deveriam ser motivo de preocupação. Coisas simples e sobre as quais não costumo pensar muito ou então, sobre as quais nunca tinha pensado antes. O facto é que a dúvida apareceu sem aviso e das minhas pesquisas, aqui descrevo um resumo das respostas encontradas.

Vamos começar por definir o que é uma imagem. Uma imagem é a representação visual de algo, como uma ou várias pessoas, animais, objectos ou paisagens. Uma imagem é tudo aquilo que represente visualmente qualquer coisa. Um desenho de uma paisagem é uma imagem, uma estátua é uma imagem, uma pintura é uma imagem, uma fotografia também é uma imagem, todas representam visualmente algo.

Verificamos então que dentro do termo abrangente “imagem” encaixam várias sub-categorias que definem a forma como cada uma é realizada. A escultura, o desenho, a pintura, a fotografia, etc.. Uma escultura é então a representação visual de algo, uma imagem de algo. Passa-se o mesmo no caso do desenho e da pintura, são processos diferentes que permitem mostrar algo, mesmo que esse algo seja uma ideia. No caso da fotografia a situação modifica-se um bocado, uma vez que não é possível fotografar directamente uma ideia mas, por outro lado, tem a particularidade de conseguir congelar o tempo (fotografia de alta velocidade) ou alongá-lo (longa exposição).

Agora vamos definir a fotografia. Fotografia é o nome dado a toda a técnica que permite a fixação de uma projecção da realidade usando para o efeito, uma câmara escura. Por outras palavras, é o nome dado à técnica capaz de fixar a realidade através de uma máquina fotográfica, independentemente de usar processos químicos ou electrónicos.

Chamo a a tenção para o facto de apenas as máquinas fotográficas usarem “câmara escura”. Os equipamentos que dão origem, por exemplo, a uma radiografia, um TAC ou uma ressonância magnética, não usam câmara escura, deles obtemos imagens e não fotografias. Da mesma forma, o processo de colocar objectos sobre papel sensível à luz e transferir uma cópia dos mesmos para o papel, não usa uma câmara escura, portanto não é uma fotografia. Simplificando, fotografia é o nome dado ao registo de uma imagem real, através de uma máquina fotográfica.

Até aqui tudo parece simples. Já vimos o que é uma imagem e o que é uma fotografia, mas… e quando uma fotografia se transforma em imagem?

Esta é uma pergunta de resposta muito controversa e não há um consenso tão alargado quanto seria desejável para uma resposta concreta. A ideia geral é que uma fotografia passa a ser apenas uma imagem (é despromovida) quando através da manipulação (realizada após a tomada da foto) o resultado deixa de ser igual ao momento da realidade captada.

Quanto ao tipo e à quantidade de manipulação realizada as opiniões dividem-se em duas correntes, “os puristas” e “os visuais”.

Os puristas defendem que qualquer manipulação, como seja a simples correcção de contraste ou melhoria de cor transforma uma fotografia em uma imagem. Para eles, tudo o que não seja o que a máquina captou é alterar a realidade.

Clonar algo, endireitar um horizonte ou corrigir uma perspectiva está fora de questão. Um HDR ou uma panorâmica obtida da junção de várias fotos também não são permitidas. Os puristas não admitem qualquer manipulação em pós-produção, contudo, o light painting, uma longa exposição ou um panning continuam a ser fotografias, atendendo que não sofram qualquer alteração.

Os visuais não são tão críticos. Para os visuais são permitidas todas as correcções possíveis e imagináveis desde que o resultado final mantenha o aspecto real. Por outras palavras, pode-se corrigir ou melhorar o contraste, as cores, as perspectivas, a inclinação e até retirar ou colocar algum elemento na fotografia. Em jeito de resumo simplista, se o resultado final parece real é uma fotografia, se não parece real, é uma imagem.

Os visuais aceitam o HDR o light painting, a longa exposição e as panorâmicas formadas por várias fotos, tudo encaixa na categoria de fotografia contando que o resultado pareça real.

Para os visuais, até é possível fotografar uma ideia.

16. fev, 2018

A falta de uma máquina fotográfica “decente” é motivo para não fotografar? 

Em primeiro lugar, a definição de “decente” é muito relativa. Para um profissional será obviamente uma máquina de alta gama, já que vive do seu trabalho. Por outro lado, para quem apenas fotografa por gosto, normalmente é o volume da carteira ou outras limitações que acabam por definir o quanto decente é o seu equipamento. Por aqui fica definido que a melhor máquina não é a que desejamos, mas a que podemos ter. 

Mais que comprovado está o facto de que não é o preço do equipamento que faz uma boa foto. E, uma “boa foto” é algo muito, mas mesmo muito subjectivo. Um dia perguntaram-me o que eu achava de uma determinada fotografia e eu, hesitante, tentei não responder. Como da outra parte houve repetida insistência, fiz uma análise cuidada e dei a minha opinião. Resultado, essa pessoa nunca mais me falou e eu depreendi que a foto em causa tinha mais valor para o autor que para mim, simples espectador, com total desconhecimento da carga afectiva que a dita carregava. Outro caso, é pensar naquelas fotos de um passado recente, que já só existem em papel e que quase todos teremos em casa, descoloridas e riscadas, guardadas algures numa caixa ou num álbum poeirento. Olhem para elas criticamente. Uma grande maioria terá uma composição péssima, cores totalmente alteradas pelo tempo, desfocadas e com uma resolução deplorável, mas… essas fotos, esses ecos desbotados do passado, dizem-nos tanto que as guardamos e mantemos com cuidado. 

Dito isto, uma foto tem o valor que lhe damos e não é pela altíssima resolução ou cores imaculadas, produzida por um equipamento de topo, que uma imagem tem mais valor que outra feita com recurso a uma máquina mais simples e de inferiores características. Considero ter comigo um excelente exemplo, já que a minha melhor foto foi feita pela pior máquina que até hoje tive acesso. 

Nem sempre pensei assim, mas a experiência ensinou-me. Dizer que não se fotografa porque não se tem uma boa máquina, é sinónimo de uma má desculpa. 

26. jan, 2018

Defendo que antes de começar um trabalho, seja ele qual for, devo primeiramente organizar algumas ideias acerca de como conseguir os melhores resultados. Algumas ideias são sempre melhores que nenhuma e nesse sentido, durante uma pequena pesquisa a propósito de fotografia de rua, dei por mim a anotar alguns conceitos que me pareceram suficientemente interessantes para mais tarde utilizar. Não é uma lista extensa nem abarca a maioria das técnicas ou filosofias deste tipo de fotografia, são apenas alguns tópicos para me orientar e que partilho para ajudar quem possa estar também interessado. Vejamos então os tópicos anotados: 

- Seja qual for o assunto, a fotografia de rua deve mostrar o dia-a-dia das pessoas e da sociedade. Se conseguir além do registo do momento, capturar histórias, almas e humanidade, tanto melhor. 

- Fotografia de rua, não tem de ser exactamente na rua, qualquer lugar público, dentro ou fora de um edifício, dentro ou fora das áreas urbanas, contando que haja actividade humana, é perfeito para este exercício. 

- Nem sempre é necessário focar alguém. Qualquer coisa que indique a presença humana e possa contar alguma história é igualmente válido.  

- Porque as pessoas tendem a comportar-se de forma diferente quando descobrem que estão a ser fotografadas, o fotógrafo deve tentar manter-se sem ser visto e apanhar as pessoas desprevenidas. Não olhar as pessoas de frente é uma táctica usada por muitos fotógrafos.  

- Deve ser rápido para aproveitar o momento. Os modos semiautomáticos são os mais indicados para este género de fotografia e não pense muito, reaja ao que lhe despertar interesse. 

- Seja original. Fotografe para si e não para agradar a terceiros. 

Como referi no início, esta pequena lista é o resultado de uma pesquisa, pelo que não exprime a minha preferência ou opinião sobre o assunto. Na verdade, sempre aprendemos algo com o saber fazer de pessoas que tem interesses parecidos com os nossos.   

 

10. dez, 2017

Um projecto fotográfico 365 caracteriza-se em primeiro lugar pelo compromisso de realizar uma foto por dia durante o período de um ano. Para além desta principal característica, pode haver outras como englobar apenas um determinado tema, usar sempre um tipo de máquina ou lente, usar sempre o preto e branco, etc. Sejam quais forem as outras características, ao determiná-las estaremos a aumenta a dificuldade do projecto. Uma foto por dia sem interrupções, sem lamentações e sobretudo sem desculpas, não é um projecto fácil. Como exemplo posso referir que o anterior Project 111, possuidor de uma única componente que o dificultava, exigia apenas uma foto em cada três dias e, ainda assim, demorei cerca de ano e meio a completá-lo.

Na semana passada recebi dois convites quase em simultâneo para participar num desafio que consistia em publicar uma foto por dia durante sete dias. Aceitei e fui buscando cada dia uma nova foto que representasse de alguma forma um pedacinho da minha vivência. Terminada a publicação das sete fotos, dei comigo a pensar se não seria boa ideia continuar e abraçar um desafio bem mais longo, tal como algo que sempre desejei fazer. Um projecto fotográfico 365.

Como o ano de 2017 foi para mim fotograficamente fraco, resolvi presentear-me antecipadamente e arranjar uma carga de trabalhos para 2018, convicto de que serei capaz de o terminar atempadamente. Sei que não vai ser nada fácil, mas estou disposto a tentar.

Independentemente do resultado, a Vera Jesus e a Filipa Araújo são as duas principais responsáveis por me terem lançado o desafio inicial e eu, o único responsável por o ter aceitado.

 

1. nov, 2017

De uma forma geral, um retrato pede uma baixa profundidade de campo. Dito de outra forma, o rosto ou a pessoa em causa deve estar focada enquanto o fundo, o que se encontra por detrás do retratado, deve estar desfocado. Apesar de ser fundamentalmente uma questão de gosto, o facto é que quanto mais desfocado estiver o fundo, mais destacado ficará o modelo e mais a nossa atenção de concentrará nele. A questão é então saber quais os factores que influenciam um bom desfoque do fundo.

Há cinco factores fundamentais a ter em conta. A distância focal, a distância entre o modelo e a máquina, a abertura, a distância do modelo ao fundo e o tamanho do sensor.

Cada um destes parâmetros ajuda só por si no desfoque do fundo, conseguindo-se o efeito máximo quando os cinco estão presentes e conjuntamente controlados. Nem sempre será possível usar todos de uma vez devido a circunstâncias que não podemos dominar, mas ao conhecê-los estaremos preparados para usar os restantes e conseguir os melhores resultados. Vejamos cada um com um pouco mais de detalhe.

Distância focal: - Com uma lente grande angular é muito difícil de conseguir o desfoque do fundo. O efeito será tão mais pronunciado quanto maior for a distância focal, assim, se a máquina usada tiver zoom, use-o. Atenção que o zoom digital nas compactas e telemóveis não ajuda nada, o zoom que refiro é apenas o zoom óptico. A título de exemplo, 80mm é melhor de 30mm.

Distância entre a máquina e o modelo: - Quanto mais perto estiver do seu modelo, mais desfocado irá ficar o fundo. Neste caso, “perto” refere-se à distância física e não “aproximar-se” usando o zoom. A distância entre a máquina e o modelo deve ser a menor possível e de acordo com a distância focal usada para o enquadramento que se pretende.

Abertura da lente: - Se tiver controlo sobre a abertura da lente, o que nem sempre acontece no caso da maioria das compactas e telemóveis, o número f: (abertura), deve ser o mais baixo possível (numero f: baixo = maior abertura). Quanto maior a abertura, menor será a profundidade de campo e maior o desfoque do fundo. Como exemplo, um f:4 é melhor de um f:8.

Distância entre o modelo e o fundo: - Esta distância deve ser a maior possível, já que ficará mais desfocado um fundo que se encontre a 10 metros que um outro situado apenas a 1 metro de distância.

Tamanho do sensor: - Quanto maior for o sensor da sua máquina, maior o desfoque do fundo. Este parâmetro não é modificável a menos que tenha mais de uma câmara e possa escolher a que tiver um sensor maior. O sensor da maioria das reflex (maior tamanho) produzirá um desfoque mais pronunciado que a maioria das compactas (menor tamanho).

Saliento que estas regras não se aplicam apenas a retratos, podendo ser usadas em qualquer situação desde que se entenda conveniente desfocar o fundo, para dar mais ênfase ao nosso motivo. Para treino, sugiro que tentem com objectos mais pequenos, eles não se aborrecem com as nossas demoras ou hesitações e sobretudo, não nos mandam às “favas” se os resultados não saírem como o esperado.